Cultura viva no coração quilombola
Nos dias 23 e 24, Candeias recebe a 58ª Semana Mineira de Folclore, com bois, cortejo, vivências e celebrações culturais.
Nos dias 23 e 24 de agosto, a comunidade quilombola de Candeias, em Conceição do Mato Dentro, recebe a 58ª Semana Mineira de Folclore. A edição destaca o Encontro de Boi Brincantes da Cordilheira do Espinhaço e o Encontro Folclórico do Mato Dentro, reunindo mestres da cultura popular, artistas, pesquisadores e moradores em celebração da tradição e da memória coletiva. A programação inclui rodas de Bois, cortejo na Rua do Rosário, vivências gastronômicas e o Cine Circuito Quilombola. Entre as atrações estão o Boi Encantado Irmandade da Pandega (Lagoa Santa), Boi Livre (RMBH), Boi Candeia (CMD), Boi do Além (Contagem), Boi da Rede (Lapinha), Boi Caburé (CMD) e a marujada Rosário de Maria. A iniciativa é realizada pelos pontos de cultura Projeto Presente e Museu Espinhaço, reforçando a valorização dos saberes e fazeres do folclore mineiro.
Segundo Daniel Othechar, "A cultura imaterial de nossa região é de uma riqueza imensurável, e a prática – das trocas e encontros dos detentores dos saberes – é fundamental para a manutenção e repasse desse imenso conteúdo, que além de muito antigo, é tão frágil como um desenho na areia do mar".
Qual é a sua reação?







