Projeto Matriz: cultura, lazer, teatro e muitos bons encontros
Entre 4 e 7 de setembro, Conceição do Mato Dentro recebe a 36ª edição do Projeto Matriz, festival democrático com shows nacionais, artistas locais, oficinas, gastronomia, artesanato e celebração cultural.
O coração cultural de Conceição do Mato Dentro vai pulsar ainda mais forte no feriado da Independência. Entre os dias 4 e 7 de setembro, a cidade recebe a 36ª edição do Projeto Matriz, um dos mais tradicionais festivais de música e artes de Minas Gerais. O evento será realizado na Praça Magalhães Pinto, o Largo da Santana, reunindo grandes nomes da cena nacional como 14 Bis, Mart’nália, Marcelo D2, Luedji Luna, Teresa Cristina e Lagum, além de artistas locais, oficinas, espetáculos teatrais e uma feira de gastronomia e artesanato.
Mais que um festival, o Projeto Matriz se consolidou, ao longo de quase quatro décadas, como um espaço de encontro, convivência e celebração da diversidade. Sem áreas VIP, camarotes ou barreiras rígidas de segurança, o evento se destaca pela integração entre público, artistas, trabalhadores, barraqueiros e patrocinadores, num ambiente democrático e plural.
“A Matriz é, antes de tudo, um lugar de encontro. Aqui a tradição dialoga com o novo, e a cidade inteira respira cultura. Nosso compromisso é abrir espaço para todos, repetindo a mesma diversidade étnica e social que nos faz conceicionenses e brasileiros”, afirmam os idealizadores João Bosco e Betânia Guimarães.
Entre os destaques da edição 2025 estão a comemoração dos 45 anos do grupo 14 Bis, o Pagode de Mart’nália, o show de Marcelo D2 e um Punhado de Bamba, a potência da cantora Luedji Luna, a homenagem de Teresa Cristina a Zeca Pagodinho, além da energia contagiante da banda Lagum e a força de BNegão e a Ponta do Diamante revisitando o clássico “Tábua de Esmeralda”.
O Projeto Matriz 36 anos é uma realização viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. A iniciativa conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro e da Anglo American, além do apoio da AMA, do programa Minas 2025 – Ano Mineiro das Artes, da Secretaria de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais e do projeto Aqui o Trem Prospera.
A realização é da M Lima Produções, com suporte da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
Qual é a sua reação?







