Atenção Eficiente e compreensão emocional
Mudanças sociais afetam crianças e adolescentes com incertezas e medos. Educação para a Atenção e arteterapia surgem como apoio à saúde emocional.
O contexto social apresenta grandes mudanças que geram turbulência mental e abalam o mundo emocional em nível pessoal e coletivo. Crianças e jovens, que buscam referências nos adultos, vivenciam sentimentos de incerteza, dúvida e medo. Isto traz agravantes, sobretudo para os adolescentes: desilusão com os estudos, falta de critérios, perda de sentido da vida e percepção de um futuro mais incerto do que nunca.
É evidente que precisam de apoio e ferramentas que promovam autoconhecimento, compreensão, autocuidado e que forneçam recursos para o processo de emancipação típico desta fase.
Em minha experiência pessoal e profissional, constatei que a adequada gestão da atenção é o principal recurso que temos para estabilizar a mente, as emoções e o sistema nervoso. Nesse processo, a criatividade se apresenta como uma grande aliada, favorecendo concentração, aprendizado, relacionamentos, saúde mental e, principalmente, discernimento.
Atendendo a estas demandas na Espanha, há anos ministro atividades formativas para educadores, famílias e estudantes, fundamentadas na Educação para uma Atenção Eficiente, integrada à compreensão emocional e à arteterapia. O objetivo essencial é fornecer ferramentas e orientações para compreender as necessidades cognitivas e emocionais de cada etapa do desenvolvimento humano e lidar com os desafios educacionais atuais.
Fica a reflexão: como estas questões estão sendo cuidadas em nosso município?
Para saber mais: inezmarcal.wordpress.com
Qual é a sua reação?









